Por Sarah Vasconcellos
O setor de planejamento de campanha é tão importante quanto qualquer outra área em uma agência de publicidade; os profissionais responsáveis pelo planejamento tem como função avaliar as ações presentes e futuras a serem tomadas em um plano bem elaborado, com estratégias bem delineadas, objetivos determinados e alternativas a serem avaliadas.
Não existe estratégias erradas no planejamento, mas sim empresas pouco estudadas e estratégias mal definidas. As decisões do planejamento devem ser tomadas a partir de metas, critérios, obejtivos e diretrizes pre estabelecidas, o que diminuiu o risco de problemas posteoriores na comunicação da empresa.
Definir quais rumos a empresa precisa tomar, o que deveria se tornar e como realizar melhor seus obejtivos é um processo lento, complexo e de difícil execução, devido as mudanças instantâneas do mercado. Sendo assim, é necessário utilizar um processo ágil e flexivel, quase que online.
As empresas devem acompanhar as mudanças do mercado; devem se renovar tecnologicamente, investir em programas de qualidade e treinamento e comunicação, pois os clientes estão cada vez mais exigentes quanto a qualidade, preço e atendimento. O papel do publicitário é oferecer suporte e ideias para que o seu cliente se destaque frente à concorrência.
O planejamento pode ser sintetizado como uma análise do ambiente competitivo, estudo da situação da empresa diante do mercado, metas e objetivos a serem cumpridos com o propósito de aumentar os lucros da empresa.
O planejamento é composto de estratégias que indicam a melhor forma de investir, criar novos produtos, treinamentos, avançar por novos mercados, fortalecer a imagem da empresa, dentre outras funções.
É possivel compreender a extrema importância do planejamento dentro de uma agência de publicidade, ja que seu papel é pesquisar o mercado, concorrentes, ambiente interno e externo da empresa, buscando sempre a melhor forma de atingir os objetivos.
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